terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Como instalar o pacote abntex no MikTeX 2.9

Em versões mais antigas, o MikTeX criava um diretório na raiz (C:/texmf ) para instalar seus pacotes. A versão 2.9 instala os arquivos dentro dos Arquivos de Programas, na pasta MikTeX 2.9. Isso muda um pouco a maneira de instalar o pacote abntex. Para quem não sabe o que é o abntex, é interessante visitar o link

http://abntex.codigolivre.org.br/

para saber um pouco. Em resumo, o pacote abntex é uma ferramenta para criar bibliografias no formato ABNT. Isso é essencial para quem está terminando sua dissertação ou tese, ou mesmo para trabalhos escolares em geral.

Para instalar o abnTeX em conjunto com o MiKTeX faça o seguinte:

- Vá na página de download e baixe o .zip da última versão estável: 0.8.2. Extraia-o e serão vistas duas pastas: texmf e admin.

- Dentro da pasta texmf há quatro pastas: bibtex, doc, makeindex e tex. Copie e cole essas quatro pastas dentro da pasta onde foi instalado o MiKTeX (por exemplo: C:\Program Files\MiKTeX 2.9). Essas quatro pastas são copiadas para dentro da pasta MikteX 2.9 e sobrescrevem as antigas. Só será copiado o conteúdo adicional, o que já existia continua lá;

- Será perguntado se quer sobrescrever pastas. Coloque SIM para tudo. Depois de instalado,
você deverá  fazer com o MiKTeX reconheça esse novo pacote.

- Vá no antigo menu iniciar > Todos os Programas > MiKTeX 2.9 > Maintenance (Admin) > Settings (Admin);

- Na aba General clique em Refresh FNDB.

18 comentários:

  1. Através da sua dica, formatação ABNT agora funciona com MikTeX 2.9 e abntex-0.9-beta2 no Windows Vista, obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas dicas. Consegui instalar bem. Só não tenho certeza se a maneira certa de copiar, colar é sobrescrevendo as antigas pastas do Miktex2.9. Obrigado de qq maneira!

    ResponderExcluir
  3. Caros colegas, estou com um problema com essa nova versão. A situação é que meus arquivos não estão sendo atualizados. Isto é, eu tenho um documento parcialmente feito. Quando eu termino um documento, e o coloco para rodar, a fim de ver sua versão em pdf, meu arquivo não apresenta alteração. Isto é, o texto que eu escrevi não aparece. A versão antiga não sofre alteração.

    Como faço para ver esse problema.

    ResponderExcluir
  4. Caro Afonso, você usa o Miktex com o WinEdt ou com outro editor de latex? Pelo que você está dizendo, parece problema com o editor de latex, que parece não estar salvando as alterações. Penso que se fosse problema no Miktex, o arquivo não seria compilado nem se formaria um pdf. Se alguém tiver alguma opinião para ajudar o Afonso, é bem-vinda.

    ResponderExcluir
  5. Cara Andréa, eu uso o TexnicCenter como editor do latex.

    ResponderExcluir
  6. Afonso, verifiquei que há outras pessoas com esse seu problema em alguns fóruns que andei lendo. Por enquanto, não vi nenhuma solução para esse problema. A solução que proponho não é das mais inteligentes, mas pode ajudar: desinstale completamente o winedt, o miktex, o ghostscript e o ghostview e depois reinstale tudo seguindo EXATAMENTE a ordem indicada no meu post "Como Instalar Winedt e Miktex". Se a ordem de instalação não for seguida, o WinEdt não conseguirá reconhecer alguns aplicativos. Não sei se ajudará, mas você pode tentar.

    ResponderExcluir
  7. Olá Afonso. Bem, não uso o TexnicCenter, então minha dica acima não vai valer para você. Mas o que andei vendo na net é que o TeXnicCenter deve ser instalado depois do Miktex e do Adobe Reader. Se você instalou invertendo a ordem, pode tentar reinstalar na ordem correta. Se eu encontrar alguma outra dica, posto aqui.

    ResponderExcluir
  8. Cara Andréa, gostaria de saber outra coisa. Eu estava usando uma versão antiga do Miktex. Contudo estava encontrando alguns problemas. Logo, acabei abaixando essa versão mais nova. Porém, ele acabou apresentando o problema acima. Sendo assim, desinstalei a versão 2.9 e instalei a versão 2.8. Porém, o meu problema não foi resolvido, pois, mesmo usando a versão 2.8, com o TexnicCenter, o problema que comentei acima continuo. Isto é, o problema do 2.9 continuo, mesmo eu usando a versão 2.8. Parece que o "erro" foi "acumulando". Vou tentar abaixar o WinEdt.

    Grato pela ajuda.

    ResponderExcluir
  9. Olá Afonso, uso o WinEdt há, pelo menos, 5 anos e nunca tive problemas. O WinEdt não é freeware, mas se você conseguir uma versão full, eu acho que seus problemas vão ser resolvidos.

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, tenho uma dúvida quanto a instalação de pacotes. Se alguém puder ajudar-me, agradeço desde já. Tenho uma instalação do miktex 2.9 em um pc-xp, nesta eu baixei todos os pacotes disponíveis ao miktex. Baixei via package manager. Na universidade tenho outro pc-xp e instalei o mesmo miktex 2.9, porém não gostaria de ter que baixar, via package manager, todos os pacotes novamente, gostaria de poder aproveitar os que já baixei em ksa. Então, como fazer isto? Pensei em copiar todo o diretório onde foi instalado e baixodo os pacotes e colar no diretório da outra instalação, mas não arrisquei, penso que deve haver uma maneira menos radical. Abrs.

    ResponderExcluir
  11. a.e.maica, eu andei perguntando a algumas pessoas, porque eu mesma nunca fiz backup do Miktex de um computador para outro. Ninguém sabia ao certo e acho que a maneira é copiar o diretório dos pacotes para o novo computador. Depois que copiar o diretório dos pacotes, vá no menu iniciar > Todos os Programas > MiKTeX 2.9 > Maintenance (Admin) > Settings (Admin). Na aba General clique em Refresh FNDB.

    ResponderExcluir
  12. Oi Andréa, vlw pela tentativa. Mas veja o seguinte: No MikTex Package Manager (Admin) há uma aba (menu) "Repository". A 1ª opção é "Change Package Repository". Em seguida abrirá uma popup com a opção "Packages shall be installed from a directory", ou seja, pacotes serão instalados de um diretório (pasta do PC). Ao clicar em "avançar" ele dará a opção de navegar até a localização da pasta. Ou seja, é possível criar um repositório no próprio PC. A questão é como criar esse repositório (uma pasta no próprio PC onde o MikTex buscará os pacotes). Isso é útil para quem utiliza mais de um PC para trabalhar, basta atualizar via internet em um PC e copiar a pasta de repositório para os demais, a questão é como configurar esta pasta, habilitar uma pasta para que o MikTex a reconheça como um repositório? Já andei pesquisando, tem que editar uns arquivos de configuração via prompt do DOS. Se conseguir alguma coisa postarei aqui o resultado.

    ResponderExcluir
  13. Cara, você salvou minha vida... Tentei instalar o abntex por conta própria e o resultado foi ficar vários dias tentando fazer minha bibliografia funcionar... Finalmente achei seu blog e finalmente funcionou! Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  14. Merece um comentário bem positivo, valeu a ajuda!
    Até o momento só tinha funcionado no Linux (Kile).
    Obrigado :D

    ResponderExcluir
  15. Obrigado. Funcionou perfeitamente. Estava tentando há um bom tempo! Obrigado!

    ResponderExcluir
  16. Pessoal, preciso da ajuda de vocês. Tenho o MikTex2.8 e instalei o abnTex segundo as instruções que encontrei tanto no site do abnTex quanto aqui. Fiz o Refresh usando o modo adimonistrador e tudo mais, porém nenhum dos meus editores (TexMaker, teXnicCenter e TeXworks) encontra o abnt.cls, mas ele está na pasta do MIkTeX!!
    Alguém me ajuda, por favor!!

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaís, infelizmente eu uso o WinEdt como editor de latex. Tente verificar onde o seu editor está buscando os pacotes e tende redirecionar para as pastas corretas. No post anterior, dou os passos para instalar o WinEdt e o Miktex. Será que se você seguir a mesma sequência de instalação com o TexnicCenter não poderia funcionar? Desculpe não poder ajudar mais. Se alguém souber de algo, seria de grande ajuda postar aqui. Abs.

      Excluir
  17. Olá, você saberia como seria possível instalar o pacote de fonte calligra?

    Obs. Uso Linux/Ubuntu (12.10).

    ResponderExcluir