quinta-feira, 10 de abril de 2014

Como colocar animações no LaTex.

Algo interessante que precisei fazer e aprendi recentemente é introduzir um gif animado no LaTex Beamer.
Fica muito bonito e é uma forma de melhorar a sua apresentação. Entretanto, é necessária uma pequena preparação, pois o Beamer não reconhece arquivos .gif. Portanto, é preciso seguir corretamente os passos abaixo.

1. É preciso desmembrar o gif animado em uma sequência de imagens no formato png ou jpg. Para isso, há duas formas de fazer:


      a) Pelo prompt do DOS:
  • Abra o prompt de comando do Windows e procure o diretório onde o gif animado está salvo. 
  • Para quem usa WinEdt, o prompt pode ser aberto pelo próprio programa. Se alguém tiver dúvidas em como usar o prompt do windows, tenho um post sobre isso  AQUI.
  • Use o seguinte comando no prompt:
convert my_gifanimatedfile.gif my_pngfiles-%d.png
  • No comando acima, my_gifanimatedfile.gif é o seu arquivo gif e my_pngfiles é o nome que você vai dar aos arquivos png. A parte -%d tem que ser digitada no final do nome que se quer dar aos arquivos png exatamente assim.
  • Exemplo: se seu arquivo gif se chama animacao.gif, o comando no prompt do windows será: 
 convert   animacao.gif   animacao-%d.png
  • Isso irá criar uma série de arquivos .png numerados de 0 a (n-1), em que n é a quantidade total de arquivos gerados.
      b) Usando um site para conversão dos arquivos. Pela busca no Google é possível encontrar vários. Um exemplo é  http://image.online-convert.com/convert-to-png


2. Tendo gerado os n arquivos png, você deve carregar o pacote animate no preâmbulo do Beamer, além do pacote graphics:
 \usepackage{animate}
\usepackage{graphics}
3. No frame onde você quer que a animação apareça, você vai usar o seguinte comando:
\animategraphics[autoplay,loop,scale=0.38]{2}{animacao-}{n-1}
Esse comando acima é apenas um exemplo. A exibição da animação pode ser configurada de outra forma. Para isso verifique o manual do pacote animate na página do CTAN ou  AQUI.
 

3 comentários:

  1. Ta dando erro no prompt, na segunda parte do comando diz que o parametro é inválido!

    ResponderExcluir
  2. O meu também deu erro no comando "convert" no prompt do windows. O interessante é que tentei o comando animate com figuras png usando o mesmo nome para 'n' figuras e deu certo, com a ressalva que o comando na verdade é: \animategraphics[autoplay,loop,scale=0.38]{2}{nomedoArquivo}{1}{n}, onde n é o numero de animações. Note que existe uma chave a mais no final do arquivo.

    ResponderExcluir
  3. Will e William, verifiquei que o prompt do DOS que atualmente vem no windows perdeu algumas funcionalidades e, realmente, o comando "convert" não funciona nas versões mais recentes do Win7 e Win8. Reeditei o blog colocando a opção de realizar a conversão online. O restante do procedimento é o mesmo. Obrigada pelas observações, William!

    ResponderExcluir